3º ANO - UNIDADE TEMÁTICAS: ARTES VISUAIS E ARTES INTEGRADAS. - COLORINDO O MUNDO
Queridos alunos, bom dia! Estamos aprendendo a aprender de uma forma diferente, mas que já é realidade para muitos alunos, e uma modalidade de ensino de graduação. Saibam que nossa Escola está trabalhando para melhor atender as necessidades de todos. Nós professores estamos sendo orientados para ajudá-los em suas dificuldades e fornece suporte para as dúvidas de todos. Calma! Responsabilidade e persistência! Vocês são alunos maravilhosos e precisam acreditar no potencial de vocês. Escolham o melhor horário para realizar suas atividades, mas ATENÇÃO! Não acumulem atividades! Realizem as atividades e enviem as suas respostas até as 17:50h do dia que você recebeu sua aula! Tire suas dúvidas! PERGUNTEM! As atividades que são do livro façam no livro e digitem apenas as respostas para correção. Copiem no caderno de Artes as questões que não são do livro, desenvolvam suas respostas, mas NÃO ESQUEÇAM, precisam postar no Portal da Netbil suas respostas no local indicado. Vamos juntos vencer essa batalha. OBSERVAÇÃO! " TIA NÃO TENHO CADERNO DE ARTES, ONDE VOU RESPONDER?"
Se seu caderno ficou na escola, responda em folha avulsa e coloque no livro, tenha o cuidado de usar uma folha de fichário ou uma folha de caderno com as arestas aparadas e com letra legível. Acredito em vocês! Confio em vocês, e saibam que vocês podem contar com a Tia.
3º ANO - UNIDADE TEMÁTICAS: ARTES VISUAIS E ARTES INTEGRADAS.
REVISÃO:
Na próxima terça-feira, 8, é comemorado o Dia do Artista Plástico. É artista plástico a pessoa que manipula materiais como tinta, metais e argila para produzir peças. E a pintura, dentro desse conceito, é umas das expressões artísticas mais antigas do mundo e influenciou a sociedade de diferentes maneiras. Realismo, surrealismo, impressionismo, expressionismo, cubismo… as fases da arte também estão relacionadas diretamente com a evolução humana.
Neci Homem de Alemeida, 77 anos, é uma artista plástica montenegrina que se dedica à pintura. Com traços muitos singulares em seus trabalhos, é formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria, Licenciada em Desenho e especializada em História de Artes Aplicadas.
Porém, a afinidade e apreço pelo desenho vêm desde pequena, muito antes da graduação. Quando criança, recorda da participação em concursos da escola, em que vencia todos. “Lembro também de que eu amava o circo. E acho que ele me levou para as artes, pela liberdade de expressão que representa”, destaca.
Dedicada ao conhecimento teórico e técnico, defende que há dois tipos de artistas. “Os que vêm com dom e os que vêm com a vontade. Acredito que me encaixo nesse segundo. Quando o Governo criou o plano de carreira, o anúncio foi de que professores sem faculdade seriam extintos do quadro. Como eu tinha apenas magistério, isso me motivou a estudar”, relata.
E Neci não parou por aí. Tendo participado de exposições em diversas partes do país, conta que já esteve em Portugal mostrando suas obras.
“Eu, particularmente, gosto de pintar a figura humana. Eu já tive a fase das flores, agora estou na das paisagens. A gente vai mudando com o tempo. E a cor predominante na minha tela é o azul da Prússia. Ele dá cor, transparência para outras cores, luz, sombra…”, afirma.
A essência da arte não muda
Neci destaca que, como tudo, a arte também mudou com o passar do tempo. Conceitos, teorias podem ter alterados, mas, segundo a artista, a essência da arte permanece a mesma. “Que é a do sentir. Isso não altera, pois é intrínseco ao artista e ao processo artístico”, salienta.
Neci destaca que, como tudo, a arte também mudou com o passar do tempo. Conceitos, teorias podem ter alterados, mas, segundo a artista, a essência da arte permanece a mesma. “Que é a do sentir. Isso não altera, pois é intrínseco ao artista e ao processo artístico”, salienta.
Com atelier próprio, o Bell’s Arts, localizado na Ramiro Barcelos, a professora também dá aulas de pintura sobre tela, aquarela, tecido, vidro, desenho e artesanato no espaço.
“Aqui em Montenegro, é preciso batalhar para poder viver de arte. Mas não podemos pensar em dinheiro. Isso é o que eu gosto de fazer, é o que me dá saúde, calma, sensatez. Ao pintar uma obra, é preciso pensar, analisar. E dou aulas, repasso o conhecimento para deixar um legado”, pontua.
Amarras
A pintura Amarras, de Neci, tem toda uma simbologia em torno do corpo feminino. De acordo com a artista, ele representa a libertação, em processo lento, das amarras sociais. “O corpo feminino é tão amarrado de moralismos, preconceitos. Mas essa opressão começou a amenizar nos últimos tempos, transformar. Contudo, a mulher ainda está nesse processo, se desamarrando dos machismos”, destaca.
A pintura Amarras, de Neci, tem toda uma simbologia em torno do corpo feminino. De acordo com a artista, ele representa a libertação, em processo lento, das amarras sociais. “O corpo feminino é tão amarrado de moralismos, preconceitos. Mas essa opressão começou a amenizar nos últimos tempos, transformar. Contudo, a mulher ainda está nesse processo, se desamarrando dos machismos”, destaca.
Neci ainda coloca que há, sim, diferença entre ser artista mulher e artista homem. “O homem tem essa liberdade de viver da arte. Não tem outras atividades a que se dedicar como a mulher, por exemplo, que é atribulada, conciliando a carreira, maternidade e afazeres domésticos. Eu mesma uma época precisei escolher entre a família e a pintura. Pela responsabilidade que nós mulheres temos em constituir uma família. Eu passei a me dedicar mesmo à pintura de 2000 para cá”, conclui.
Criação de Adão, de Michelângelo
O grande legal da arte, segundo Neci, é poder se apropriar de outras obras, com adaptações, versões próprias. “Isso é gostoso. Colocar a própria visão no trabalho. E aquele ditado de que nada se cria tudo se transforma é verdadeiro. Claro que todo mundo, inclusive grandes nomes da arte, começaram copiando. Mas depois colocamos o nosso “eu” e buscamos apenas inspirações, as minhas são as fotografias. Busco sempre incentivar meus alunos a não apenas copiarem algo, mas a colocarem seu traço, suas particularidades e criarem uma versão”, explica.
O grande legal da arte, segundo Neci, é poder se apropriar de outras obras, com adaptações, versões próprias. “Isso é gostoso. Colocar a própria visão no trabalho. E aquele ditado de que nada se cria tudo se transforma é verdadeiro. Claro que todo mundo, inclusive grandes nomes da arte, começaram copiando. Mas depois colocamos o nosso “eu” e buscamos apenas inspirações, as minhas são as fotografias. Busco sempre incentivar meus alunos a não apenas copiarem algo, mas a colocarem seu traço, suas particularidades e criarem uma versão”, explica.
Trabalhando sob encomenda, a artista vende suas obras por valores variados que podem ir de R$ 50,00 a R$ 2 mil.
Em nosso livro vimos uma obra criada pelo artista plástico "Claude Monet",
veja a foto desse artista:
Auto-retrato com uma boina - Claude Monet
Claude Monet
Oscar Claude Monet
Nascimento: 14 de novembro de 1840; Paris, France
Morte: 5 de dezembro de 1926; Giverny, France
Nacionalidade: French
Movimento Artístico: Impressionismo
Campo: pintura
Influenciado por: Gustave Courbet, Charles-François Daubigny, John Constable, William Turner, Jean-François Millet, Alfred Sisley, Jacob van Ruisdael
Professores: Eugène Boudin, Charles Gleyre
Amigos e colegas de trabalho: Alfred Sisley, Pierre-Auguste Renoir, Camille Pissarro, Édouard Manet, Frédéric Bazille
Wikipedia: pt.wikipedia.org/wiki/Claude_Monet
ESSA PÁGINA FIZEMOS EM SALA:
ESSA PÁGINA FIZEMOS EM SALA:
ESSA PÁGINA FIZEMOS EM SALA:
ESSA PÁGINA FIZEMOS EM SALA:
REVISÃO:
Observe o link abaixo, e faça um tour por um museu:
ATIVIDADE 01:
Observe o atividade da "OFICINA DE ARTE", você deve ter o material em casa pois iriamos realizar essa atividade no dia 17/03, Agora voce vai usar seu 1/4 de cartolina ou o papel que vocês conseguiram e as tintas, use a imaginação e crie seu desenho, nada de contorno, apenas vá pintando libere sua imaginação
OBSERVAÇÃO: Olhe a imagem abaixo, ela não tem linhas marcando o contorno, apenas as formas criadas livremente com as cores, é assim que você vai trabalhar.
ESSA PÁGINA FIZEMOS EM SALA: "O PENSAR E EXPRESSAR" foi feito em sala.
ATENÇÃO RESPONSÁVEL: NOSSA PRÓXIMA AULA SERÁ NO DIA 07/04, ESTAREMOS TRABALHANDO COM CORES, NÃO DEIXE QUE SUA CRIANÇA GASTE TODA A TINTA. NA FALTA DA TINTA PODEREMOS TRABALHAR COM MASSINHA DE MODELAR ESCOLAR E/OU CASEIRA. SE NÃO TIVER MASSINHA NÃO SAI DE CASA PARA COMPRAR, VAMOS USAR A CASEIRA QUE PODE SER FEITA COM PRODUTOS QUE TEMOS EM CASA. DEIXAREI AQUI A RECEITA:
PARA DAR COR PODE SER USADO:
- GUACHE
- SUCO EM PÓ COLORIDO( VERMELHO, AMARELO E AZUL)
- GELATINA EM PÓ
- CORANTE DE ALIMENTOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Obrigada por sua visita!