7º ANO - UNIDADE 1: A MANIFESTAÇÃO DO OPRIMIDO
Queridos alunos, bom dia! Estamos aprendendo a aprender de uma forma diferente, mas que já é realidade para muitos alunos, e uma modalidade de ensino de graduação. Saibam que nossa Escola está trabalhando para melhor atender as necessidades de todos. Nós professores estamos sendo orientados para ajudá-los em suas dificuldades e fornece suporte para as dúvidas de todos. Calma! Responsabilidade e persistência! Vocês são alunos maravilhosos e precisam acreditar no potencial de vocês. Escolham o melhor horário para realizar suas atividades, mas ATENÇÃO! Não acumulem atividades! Realizem as atividades e enviem as suas respostas até as 17:50h do dia que você recebeu sua aula! Tire suas dúvidas! PERGUNTEM! As atividades que são do livro façam no livro e digitem apenas as respostas para correção. Copiem no caderno de Artes as questões que não são do livro, desenvolvam suas respostas, mas NÃO ESQUEÇAM, precisam postar no Portal da Netbil suas respostas no local indicado. Vamos juntos vencer essa batalha. OBSERVAÇÃO! " PROFESSORA(TIA) NÃO TENHO CADERNO DE ARTES, ONDE VOU RESPONDER?"
Se você optou por anotar os conteúdos extra em folha avulsa e colocar no Portfólio tenha o cuidado de usar uma folha de fichário ou uma folha de caderno com as arestas aparadas e com letra legível. Acredito em vocês! Confio em vocês, e saibam que vocês podem contar com a Tia (Professora).
7º ANO - UNIDADE 1: A MANIFESTAÇÃO DO OPRIMIDO
A Manifestação do Oprimido
A comunicação é uma das várias construções sociais da humanidade. Através das diversas formas de comunicação a mesma compartilha sua históra e cultura desde a antiguidade através do uso da arte rupestre entre outas formas de transmissão de conhecimento historico e cultural. Nesta aula trabalhamos uma forma de comunicação social muito usada porém pouco assecível a grande maioria da população, o Teatro ou CTO.
O Centro de Teatro do Oprimido surgiu em 1986 como centro de pesquisa e difusão da metodologia específica do Teatro do Oprimido em laboratórios e seminários, ambos de caráter permanente, para a revisão, experimentação, análise e sistematização de exercicíos, jogos e técnicas teatrais. ( https://www.ctorio.org.br/home/ )
CURIOSIDADE!
"Teatro-Fórum e Teatro Legislativo
16/09/2005 00:00
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Trata-se de idéia teoricamente simples, porém muito arrojada e ousada quando posta em prática. Grupos populares, previamente organizados ou não, reúnem-se para traduzir problemas que os afligem em seu cotidiano por meio de uma encenação teatral. Temas como proliferação da AIDS, discriminação racial ou de orientação sexual, violência doméstica, saúde mental e outros tantos ligados aos direitos básicos dos cidadãos, são propostos e discutidos pelos grupos que passam a contar com o auxílio dos formadores do CTO para que tudo possa ser apresentado em forma de encenação teatral.
Transformado o problema em conflito dramático e apresentado ao público, a platéia é chamada a entrar em cena, substituir o protagonista e buscar alternativas para a questão encenada. Esta técnica, batizada de Teatro-Fórum, já atuou e ainda atua, entre outros, junto a grupos de empregadas domésticas para discussão de questões trabalhistas e de gênero, como, por exemplo, o assédio sexual de que são constantemente vítimas; junto a homossexuais, para a discussão da discriminação que lhes atinge; junto ao Complexo da Maré, para discutir com seus jovens o tema da violência doméstica e drogas; junto a moradores de áreas de risco; junto aos CAPS (Centros de Assistência Psicossocial) para propor a reformulação da assistência psiquiátrica, com a eliminação da prática do internamento como forma de exclusão e o redimensionamento do tratamento clínico dos transtornos psiquiátricos graves.
Um desdobramento do Teatro-Fórum é o Teatro Legislativo. Em cada apresentação, além dos espectadores intervirem diretamente na ação teatral, também encaminham, por escrito, alternativas para os problemas encenados. Ao final do evento, tais propostas são votadas pela platéia, numa assembléia simbólica. As aprovadas são encaminhadas como sugestões de ações para autoridades legislativas, judiciárias e/ou executivas, ou mesmo para ONG’s, conforme a natureza de cada uma.
A coordenadora geral do CTO, Bárbara Santos, diz que apresentar para o público e pedir-lhe sugestões de resolução para os problemas que os envolve vem mostrando-se um método bastante profícuo para a obtenção de soluções factíveis. Tanto que "várias propostas encaminhadas por esta dinâmica transformaram-se em leis que beneficiam diretamente os próprios protagonistas do problema” - afirma Bárbara.
Essa prática teatral já produziu 35 projetos de leis, dos quais 13 tornaram-se leis municipais e 02 leis estaduais. Um exemplo é a proposta encaminhada por uma estudante de 15 anos da Rede Pública que se transformou em lei estadual e está tramitando na Câmara postulando tornar-se lei municipal. Segundo a proposta, todos os locais que oferecem preservativos masculinos passam a ser obrigados a oferecer também os femininos, segundo a nova lei estadual. A Câmara discute a obrigatoriedade da distribuição gratuita de preservativos femininos nos postos de saúde da prefeitura. Esta idéia surgiu de uma encenação de um grupo de Jacarepaguá que discutia o aumento alarmante do índice de soropositivas entre mulheres casadas que não pertencem aos grupos de risco.
Teatro do Oprimido nas prisões
Numa parceria com o Ministério da Justiça, o CTO promove ação junto ao Departamento Penitenciário Nacional em um trabalho de resocialização praticado com agentes penitenciários e com os próprios presos. Esta técnica oferece a capacitação de agentes penitenciários, presos e técnicos como multiplicadores de Teatro do Oprimido nos sistemas penitenciários, para ministrarem oficinas de Teatro-Fórum para presos e agentes penitenciários e abrirem espaços de diálogo sobre Direitos Humanos dentro e fora dos presídios. Todas as propostas são sistematizadas ao longo do projeto e encaminhadas às autoridades estaduais, ao Ministério da Justiça e ao Congresso Nacional, através da Comissão de Legislação Participativa. A experiência acontece em vários pontos do território nacional: Rondônia, Minas Gerais, Pernambuco, Brasília, Rio e São Paulo e está sendo ampliado para Acre, Piauí, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.
Os estados beneficiados pelo projeto utilizam o Teatro-Fórum como metodologia para apresentar à sociedade os problemas comuns aos estabelecimentos prisionais e estimular agentes penitenciários, técnicos, internos, autoridades prisionais e a sociedade em geral a refletirem e buscarem alternativas para a resolução dos problemas encenados. “O objetivo é fazer a sociedade conhecer a realidade dos presídios, provocar o autoconhecimento dentro do próprio sistema e buscar meios para efetivar a transformação desta realidade”, explica Bárbara Santos, que também é coordenadora deste projeto. ( https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Midia-e-Redes-Sociais/Teatro-Forum-e-Teatro-Legislativo/12/7621 )
(Livro de artes da Netbil - 7º ano)
LIVRO PÁG 84
Atividade 01:
Realize as atividades 1,2 e3 da página 84 do livro de artes. ATENÇÃO! Para realizar essas atividades será preciso fazer a pesquisa sobre "Os Curingas do Centro de Teatro do Oprimido". Esta pesquisa poderá ser feita e enviada por email ou ser reservada para entrega no retorno as aulas presenciais. Mesmo com essas condições de entrega aguardarei a foto nitida da pesquisa para validação de sua atividade e/ou resposta via portal
Atividade 01:
Realize as atividades 1,2 e3 da página 84 do livro de artes. ATENÇÃO! Para realizar essas atividades será preciso fazer a pesquisa sobre "Os Curingas do Centro de Teatro do Oprimido". Esta pesquisa poderá ser feita e enviada por email ou ser reservada para entrega no retorno as aulas presenciais. Mesmo com essas condições de entrega aguardarei a foto nitida da pesquisa para validação de sua atividade e/ou resposta via portal
Atividade 02:
Realizaremos esquetes com temas do cotidiano em sala de aula, será maravilhoso perceber os pontos que irão motivar a produção teatral de vocês.
Vou postar dois links do youtube para vocês entenderem. Feito isso cada elemento vai realizar as atividades do item "COM A MÃO NA MASSA...", crie sua produção escrita, o trabalho será individual, produza um texto onde você explicará as motivações do grupo para escolha e acrescente um olhar subjetivo ao seu texto( coloque no seu texto sua opnião pessoal sobre o tema e sua participação e o que você faria diferente)
Links:
2. A ARTE NO DIA A DIA DAS PESSOAS - https://youtu.be/1E37IEwtICo
Atividade 03:
Faça uma breve biografia de Augusto Boal e seu papel no CTO.(MINÍMO DE 15 LINHAS)
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ATENÇÃO!
A ATIVIDADE "COM MÃO NA MASSA" PODE SER ENTREGUE NA PRÓXIMA AULA. NÃO ESQUEÇA! UMA ESQUETE É UMA APRESENTAÇÃO PEQUENA, QUE NÓS APRESENTARIAMOS EM SALA DE AULA. DURAÇÃO DE NO MÍNIMO 3 A 5 MINUTOS. ALGO RÁPIDO !
1-5
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